Nos últimos dias a imprensa nacional esta chamando a atenção da comunidade sobre o atraso do serviço de entrega de correspondência em nosso país, e desse chamamento surgiu algumas questões que na qualidade de consumidora usuária dos serviços do Correio busco responder.
1- Quem perde e quem ganha com o atraso de entregas de correspondências pelo Correio?
Quando o consumidor recebe do Correio faturas e boleto vencido perde porque tem de pagar juros, e neste caso ganham as empresas cobradoras com o produto dos juros devidos pelo atraso do pagamento.
E quando o consumidor busca a agencia do Correio para pegar sua correspondência, perde novamente o consumidor tempo e dinheiro com locomoção até a agencia. E, neste caso ganha o Correio porque não tem de deslocar um funcionário para realizar um serviço que já recebeu para realizar.
2- Que tipo de consumidor perde com o atraso da entrega de correspondência pelo correio?
Os consumidores que não tem conta bancária e não fazem uso do débito em conta, e também os consumidores que não tem acesso a serviço de internet ou por não saber utilizar ou por não dispõem de meios econômicos para adquirir um computador e pagar pelos serviços de internet. Sim, infelizmente em nosso país tem pessoas que não tem acesso a internet em plena era digital.
3- Porque o Correio respeita o prazo de entrega das correspondências do tipo Sedex e não esta respeitando o prazo para as entregas comum?
Acredito que o critério utilizado pelo Correio é entregar o serviço que mais lucro gera para a entidade em primeiro lugar.
4- É justo responsabilizar o consumidor pelo serviço ineficiente de entrega de correspondência do correio?
Em minha opinião, é injusto punir o consumidor pelo atraso da entrega de correspondências, acredito que a empresa Correios deveria assumir sua responsabilidade de pagar os juros das faturas entregues em atraso, porque o Correio recebe para entregar as correspondências e não esta cumprindo com o serviço contratado. E quem deve exigir esse pagamento são as empresas que contrataram o serviço, ou também essas empresas podem utilizar outro serviço para entrega de suas correspondências, o que não é correto é cobrar do consumidor o custo do serviço ineficiente.
E para finalizar eu acredito que a Promotoria Pública vai defender a população dessa grande prejuízo que os Correios estão causando a população, porque não vivemos num país sem lei e onde a corda sempre arrebenta do lado do mais fraco
Nenhum comentário:
Postar um comentário